DEPOIMENTOS SOBRE LEITURA E ESCRITA
Alvaro - Me encantei com o depoimento da Sra. (poetisa) Clair Feliz Regina. Pude notar que sempre existe tempo para tudo e coincidentemente hoje pela manhã em conversa com uma professora aposentada, já com seus setenta e poucos anos, comentava comigo e irradiava alegria em dizer que ao deixar o magistério começou a dedicar ao um sonho de criança e esse sonho era o de tocar piano. Como não conseguiu comprar um, comprou um teclado e hoje já consegue decifrar partituras as mais variadas e inclusive fazer mudanças de notas musicais de modo a deixar a música mais a seu gosto e com uma melhor afinação. Disse-me: "Não sou e nunca fui uma especialista na área musical, mas me dediquei ao máximo e ainda me empenho muito pois eu sei que a música é hoje a minha vida e a minha alegria de viver." Essa professora também é uma poetisa e comparando-a com a Sra. Clair me veio a esperança de que sempre existe tempo para tudo, e quem sabe chegue meu tempo de também ler, pois além de jornais e revistas, não sou empolgado em outras leituras. Lembranças existem e me recordo de diversas redações, narrações, dissertações ainda quando frequentava a sexta série (lá pelos idos anos 60) e me emociono em lembrar cada momento, cada situação, cada dificuldade, enfim que valeu a pena mesmo tendo sido num contexto tão diferente dos dias de hoje.
Aline - Desde menina os livros
sempre fizeram parte da minha vida, mesmo bem pequena sem ainda ler a
curiosidade sempre me dominou. A principal brincadeira quando criança era a
"escolinha", onde eu sempre era a professora das minhas irmãs e
amigos ... Minha mãe relata que eu abria o livro e criava histórias como se
soubesse o que estava escrito naquelas páginas, e assim a imaginação corria
solta através das brincadeiras. Logo chegou o momento de ir para a escola e
rapidamente fui alfabetizada, eu adoro ler, a curiosidade foi o que sempre me
motivou a buscar a leitura.
Ana Cristina - Os alunos de uma
forma geral, vem para o EF II sem o conhecimento da história da Matemática. A
compreensão de um texto é uma habilidade muito dificultosa para eles. Isso
acaba lhes causando um certo ''medo'' da Matemática; é até engraçado,
conversando com pais em reunião, parece problema genético, quando alguns costumam
falar: - ele me puxou, eu também nunca gostei da Matemática. Tentando facilitar
esse processo, para aproximar os alunos, li para eles alguns trechos do livro
"Matemática Divertida e Curiosa" de Malba Tahan, aos poucos foram se
interessando em resolver os problemas-desafio e vendo que a Matemática não é
nenhum bicho papão e sim uma ciência exata que precisa ser desvendada com
lógica, raciocínio, concentração e claro, um conhecimento prévio. Quando o
aluno escreve o que aprendeu, assimila melhor esse aprendizado. A leitura e a escrita
contribui para facilitar esse processo ensino-aprendizagem.
Angela - Acredito que a leitura
tem que ser significativa para o aluno(leitor), pois desta forma se torna uma
atividade prazerosa. No entanto com o passar dos anos precisamos ter um
conhecimento mais amplo, isso significa que nem sempre podemos ler apenas o que
gostamos, pois a vida nos cobra. Por exemplo, para um vestibular, qualquer que
seja a área escolhida, o vestibulando para ter sucesso precisa ter domínio de
leitura em todas as disciplinas, pois cada uma delas tem suas peculiaridades,
por esta razão fica claro a responsabilidade de todos nós professores em
trabalharmos a leitura e a escrita em nossas aulas. Essa não é uma tarefa
apenas do professor de português.
Claudia - Concordo que nossos alunos estão muito resistentes a
leitura. Estou procurando levar revistas voltada a matemática para que eles leiam, os textos
para depois nós possamos conversarmos sobre eles.
Meu primeiro contato com a leitura foi na escola, venho de uma família
que não tinha o hábito da leitura, pelo que me lembro da minha infância era
apaixonada pelo Sítio do Pica Pau Amarelo, e pelas histórias ali contadas, via
com ansiedade a D. Benta contando as histórias a seus netos.
Dai quando aprendi a ler, era um tanto preguiçosa ia à
biblioteca da escola toda semana pegar livros, sempre os do Monteiro Lobato, mais
a escolha não era pela história em si mais pelo número menor de paginas.
Na escola nunca fui incentivada pelos meus professores a
ler, lembro que quando minha irmã mais velha estava no antigo ginásio sua
professora de português adotava livros para leitura o qual ela fazia prova do
livro, já eu não passei por esse momento na escola e para piorar no colegial
não tive literatura, pois fiz curso técnico.
Lendo os depoimentos me recordei que comecei a gostar de
leitura realmente quando na minha mocidade fui apresentada aos romances.
Quando lia, me sentia nos locais dentro das historia
vivendo com os personagens, isso me satisfazia muito, pois conheci lugares
jamais vistos.
Hoje procuro incentivar meu filho a ler, consigo ver qual
é a importância da leitura e como ela nos dá mais liberdade de expressão.
Ana Clara - Concordo que a
leitura na disciplina de matemática é muito importante para resolução de
problemas, interpretação de cálculos, e para isso, devemos incentivar os alunos
a lerem e a obterem esse habito de leitura e interpretação, pois é essencial
para a vida de todos.
Em depoimentos do curso , relatavam de como sentiram o gosto pela leitura e sua dedicação à mesma. Coma leitura ,podemos absorver o que de melhor o autor quer passar para o leitor.Nos leva a construir situações que antes não nos eram , por nenhum momento sentidos e visualizados.Você acaba "entrando " no universo das ações e pensamentos e até mesmo conseguimos formar em nossa mente situações que o livro nos passa.è o caso de até sentir o cheiro de uma flor, o barulho das àguas e até mesmo ter novas visões de algumas situações que nós mesmos passamos , com as quais poderíamos ter visto de maneira diferente,até mesmo um simples olhar pode ser analisado sobre um outro ângulo. Ler ,renova nossa alma.
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