terça-feira, 4 de junho de 2013

Depoimentos sobre leitura e escrita



DEPOIMENTOS SOBRE LEITURA E ESCRITA













Alvaro - Me encantei com o depoimento da Sra. (poetisa) Clair Feliz Regina. Pude notar que sempre existe tempo para tudo e coincidentemente hoje pela manhã em conversa com uma professora aposentada, já com seus setenta e poucos anos, comentava comigo e irradiava alegria em dizer que ao deixar o magistério começou a dedicar ao um sonho de criança e esse sonho era o de tocar piano. Como não conseguiu comprar um, comprou um teclado e hoje já consegue decifrar partituras as mais variadas e inclusive fazer mudanças de notas musicais de modo a deixar a música mais a seu gosto e com uma melhor afinação. Disse-me: "Não sou e nunca fui uma especialista na área musical, mas me dediquei ao máximo e ainda me empenho muito pois eu sei que a música é hoje a minha vida e a minha alegria de viver." Essa professora também é uma poetisa e comparando-a com a Sra. Clair me veio a esperança de que sempre existe tempo para tudo, e quem sabe chegue meu tempo de também ler, pois além de jornais e revistas, não sou empolgado em outras leituras. Lembranças existem e me recordo de diversas redações, narrações, dissertações ainda quando frequentava a sexta série (lá pelos idos anos 60) e me emociono em lembrar cada momento, cada situação, cada dificuldade, enfim que valeu a pena mesmo tendo sido num contexto tão diferente dos dias de hoje.
  
Aline - Desde menina os livros sempre fizeram parte da minha vida, mesmo bem pequena sem ainda ler a curiosidade sempre me dominou. A principal brincadeira quando criança era a "escolinha", onde eu sempre era a professora das minhas irmãs e amigos ... Minha mãe relata que eu abria o livro e criava histórias como se soubesse o que estava escrito naquelas páginas, e assim a imaginação corria solta através das brincadeiras. Logo chegou o momento de ir para a escola e rapidamente fui alfabetizada, eu adoro ler, a curiosidade foi o que sempre me motivou a buscar a leitura.

Ana Cristina - Os alunos de uma forma geral, vem para o EF II sem o conhecimento da história da Matemática. A compreensão de um texto é uma habilidade muito dificultosa para eles. Isso acaba lhes causando um certo ''medo'' da Matemática; é até engraçado, conversando com pais em reunião, parece problema genético, quando alguns costumam falar: - ele me puxou, eu também nunca gostei da Matemática. Tentando facilitar esse processo, para aproximar os alunos, li para eles alguns trechos do livro "Matemática Divertida e Curiosa" de Malba Tahan, aos poucos foram se interessando em resolver os problemas-desafio e vendo que a Matemática não é nenhum bicho papão e sim uma ciência exata que precisa ser desvendada com lógica, raciocínio, concentração e claro, um conhecimento prévio. Quando o aluno escreve o que aprendeu, assimila melhor esse aprendizado. A leitura e a escrita contribui para facilitar esse processo ensino-aprendizagem.

Angela - Acredito que a leitura tem que ser significativa para o aluno(leitor), pois desta forma se torna uma atividade prazerosa. No entanto com o passar dos anos precisamos ter um conhecimento mais amplo, isso significa que nem sempre podemos ler apenas o que gostamos, pois a vida nos cobra. Por exemplo, para um vestibular, qualquer que seja a área escolhida, o vestibulando para ter sucesso precisa ter domínio de leitura em todas as disciplinas, pois cada uma delas tem suas peculiaridades, por esta razão fica claro a responsabilidade de todos nós professores em trabalharmos a leitura e a escrita em nossas aulas. Essa não é uma tarefa apenas do professor de português.

Claudia - Concordo  que nossos alunos estão muito resistentes a leitura. Estou procurando levar revistas voltada  a matemática para que eles leiam, os textos para depois nós possamos conversarmos sobre eles.
Meu primeiro contato com a leitura foi na escola, venho de uma família que não tinha o hábito da leitura, pelo que me lembro da minha infância era apaixonada pelo Sítio do Pica Pau Amarelo, e pelas histórias ali contadas, via com ansiedade a D. Benta contando as histórias a seus netos.
      Dai quando aprendi a ler, era um tanto preguiçosa ia à biblioteca da escola toda semana pegar livros, sempre os do Monteiro Lobato, mais a escolha não era pela história em si mais pelo número menor de paginas.
       Na escola nunca fui incentivada pelos meus professores a ler, lembro que quando minha irmã mais velha estava no antigo ginásio sua professora de português adotava livros para leitura o qual ela fazia prova do livro, já eu não passei por esse momento na escola e para piorar no colegial não tive literatura, pois fiz curso técnico.
     Lendo os depoimentos me recordei que comecei a gostar de leitura realmente quando na minha mocidade fui apresentada aos romances.
      Quando lia, me sentia nos locais dentro das historia vivendo com os personagens, isso me satisfazia muito, pois conheci lugares jamais vistos.
        Hoje procuro incentivar meu filho a ler, consigo ver qual é a importância da leitura e como ela nos dá mais liberdade de expressão.

Ana Clara - Concordo que a leitura na disciplina de matemática é muito importante para resolução de problemas, interpretação de cálculos, e para isso, devemos incentivar os alunos a lerem e a obterem esse habito de leitura e interpretação, pois é essencial para a vida de todos.



Um comentário:

  1. Em depoimentos do curso , relatavam de como sentiram o gosto pela leitura e sua dedicação à mesma. Coma leitura ,podemos absorver o que de melhor o autor quer passar para o leitor.Nos leva a construir situações que antes não nos eram , por nenhum momento sentidos e visualizados.Você acaba "entrando " no universo das ações e pensamentos e até mesmo conseguimos formar em nossa mente situações que o livro nos passa.è o caso de até sentir o cheiro de uma flor, o barulho das àguas e até mesmo ter novas visões de algumas situações que nós mesmos passamos , com as quais poderíamos ter visto de maneira diferente,até mesmo um simples olhar pode ser analisado sobre um outro ângulo. Ler ,renova nossa alma.

    ResponderExcluir