sábado, 15 de junho de 2013

PLANO DE AULA

Tema: Geometria/Medidas
Público-alvo: 9º ano

Objetivos Gerais:
* compreender o que é volume
* resolver problemas que envolvam a área de figuras planas.
* resolver problemas que utilizam relações de diferentes de medida.
* observar  o que acontece com o volume  quando alteramos em unidades o valor das arestas com o uso de razão e proporção
* mostrar os procedimentos para o cálculo de um volume de um cubo. Propor problemas de ampliação  e redução deste solido utilizando o recurso da linguagem algébrica

Conteúdo Programático:
* operações com números naturais
* Área de polígonos
* Volume do prisma.
*  Razão e proporção

Procedimentos/Estratégias (Metodologia):

*  Aulas expositivas;
*  Leituras e análise de textos;
*  Exercícios individuais e em grupo;
*  Mostra de diversos vídeos;
*  Elaboração de relatórios;
*  Pesquisas usando a sala de informática e biblioteca;
*  Trabalho com jornais e revistas, onde verificará a utilização de prismas no cotidiano;
*  Debates em sala de aula.
*  Atividade de organização de conhecimentos prévios a partir de discussão em pequenos grupos, com proposta de sistematização em grande grupo.
*  Utilização de DVDs

Recursos/Materiais:

* Livro didático
* Caderno do aluno (fornecido pela secretaria da Educação)
* Sites de pesquisa (sugerido pelo caderno do aluno e outros)
* Jornais
* Revistas diversas

Avaliação:

É um processo contínuo e diário, com a finalidade de detectar o conteúdo não assimilado mediante os objetivos propostos, adequando novos recursos didáticos, técnicas e métodos, possibilitando ao aluno, desenvolver o conteúdo não assimilado de forma mais diversificada possível.
* Atividades e trabalhos em grupos, pesquisas, debates e seminários.
* Analisar formas de se expressar, pensar, relacionar, ter iniciativas e fazer atividades diversas.
* Participação do aluno em classe.
* Recuperação paralela e contínua progressiva.

Recuperação continuada: é proporcionada, ao aluno com aprendizagem insuficiente, recuperação contínua, através de atividades de acompanhamento bimestral.

Estratégias de recuperação continuada:

* Correção e revisão de exercícios/tarefas de casa;
* Correção e revisão dos instrumentos de avaliação;
* Participação nas reuniões pedagógicas e de pais e alunos;
* Orientação de estudos em grupo e/ou individual;
* Lista extra de exercícios;
* Avaliações escritas e orais (debates, apresentação de trabalho, prova oral individual, conforme a necessidade, outros);
* Divulgação diária das tarefas, por e-mail, aos responsáveis;
* Encaminhamento à Equipe Pedagógica;
* Agendamento plantões e/ou atendimentos aos responsáveis e aluno(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário